Evento “A Filosofia no Renascimento” lota Teatro do CCBB em Brasília

Cópia de RenascimentoCCBB
No último dia 23 de outubro, o Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília recebeu a palestra “A Filosofia no Renascimento: premissas básicas do pensamento renascentista” promovida pela Associação Nova Acrópole, na ocasião da exposição “Mestres do Renascimento” em cartaz até 05 de janeiro de 2014, no CCBB. O evento foi encerrado com apresentações musicais de voluntários de Nova Acrópole e de convidados especiais, promovendo um espaço de celebração e reflexão a respeito das contribuições do período renascentista para o pensamento humano, sob um prisma filosófico e artístico.

Com mais de cinqüenta obras-primas provenientes de importantes coleções italianas, públicas e privadas, a exposição “Mestres do Renascimento ” apresenta ao público brasileiro a extraordinária riqueza de obras originais de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Michelangelo Buonarroti.

O evento contou com grande público que ocupou todos os 320 lugares do teatro em poucos minutos, deixando uma considerável fila de espera do lado de fora. A palestrante, professora e vice-diretora da Nova Acrópole do Brasil, Lúcia Helena Galvão, apresentou ao público os fatores do movimento que despertou um cenário histórico de desenvolvimento das ciências e das artes e que, até hoje, guarda suas enigmáticas peculiaridades. Ao final da palestra, os presentes puderam prestigiar um recital de música antiga mediterrânea com Bernardo Bittencourt, voluntário de Nova Acrópole e fundador do grupo Kervansarai, do Madrigal da Nova Acrópole regido pela cantora e voluntária de Nova Acrópole, Dilma Ikeoka, e do dueto formado por Álvaro Henrique, músico convidado, presidente da BRAVIO – Associação Brasiliense de Violonistas, e Flávia Fernandes, violinista e voluntária de Nova Acrópole. O dueto apresentou obras do compositor renascentista John Dowland e surpreendeu o público com músicas brasileiras que receberam a influência do modalismo típico do período renascentista.

O próximo grande evento aberto ao público promovido pela Nova Acrópole Brasília acontecerá na sede da organização no CA 09 do Lago Norte, no dia 09 de novembro a partir das 14:00h. O evento receberá inúmeras atrações como exposições, palestras, esquetes teatrais, mostras musicais e até Mini-Festival Gastronômico, em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Unesco e celebrado em diversos países do mundo. Para mais informações acesse o site www.acropole.org.br e confira a programação do Dia Mundial da Filsofia que ocorrerá em todo o país!

Uma resposta em “Evento “A Filosofia no Renascimento” lota Teatro do CCBB em Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s