A Nova Acrópole de Governador Valadares/MG promoveu, em colaboração com o Departamento Municipal de Cultura, a semana cultural intitulada “Os filósofos romanos”.
Cada palestra abordou a vida de um filósofo, suas ideias centrais e sua contribuição para o mundo moderno. O programa consistiu dos seguintes temas: “Cícero: a arte da oratória”; “Sêneca e a tranquilidade da alma”; “Epicteto e o poder da vontade”; “Os Imperadores filósofo e a boa governança de si mesmo”.
A primeira palestra abordou a contribuição do filósofo Marcus Tullius Cicero à oratória como a arte de expressar pensamentos em palavras, para Cícero, o orador deve ser uma pessoa cuja moral é correspondente aos próprios atos, assim então, estar de acordo com as suas palavras.
Na palestra sobre a vida e obra do filósofo estóico Sêneca, o tema abordado foi o bom uso do tempo de vida. De acordo com ele, o filósofo é o homem que é verdadeiramente capaz de usar bem o tempo, porque está preocupado em usá-lo com sabedoria, em vez de desperdiçá-lo em coisas fúteis.
Epicteto foi apresentado com a máxima do seu pensamento prático: “… há coisas que dependem de nós e há coisas que não dependem de nós.” Esta máxima impulsiona o homem a voltar para dentro e tentar mudar a sua maneira de pensar e de sentir, de modo que suas ações externas será eficaz, quando relacionado a coisas que são realmente importantes.
Finalmente, a palestra sobre os imperadores filósofos, especialmente Marco Aurélio, que escreveu uma série de preceitos para si aplicados à vida diária, que hoje podem ser encontrados no livro “Meditações”. Marco Aurélio foi um imperador estóico, cujo pensamento foi permeado pela ideia de que a serenidade deve prevalecer sobre qualquer circunstância.
Conheça a Nova Acrópole em Governador Valadares (MG): http://nova-acropole.org.br/sedes/33