Excursão investigativa aos castelos do rei Ibn Qasi – Nova Acrópole Portugal

Silves9_resize

MértolaNova Acrópole Lisboa organizou uma viagem cultural à Mértola e Silves, duas regiões associadas à Ibn Qasi, o rei sábio que unificou o Sul de Portugal e lutou contra o Império Almorávida. A visita guiada pelo professor Jose Carlos Fernandez, Diretor Nacional da Nova Acrópole em Portugal, apresentou breve histórico sobre o rei Ibn Qasi, os acontecimentos de seu tempo e os lugares visitados.

Castelo em Mértola, onde aos pés da torre está uma estátua de Ibn Qasi, que observa a cidade e dá boas vindas ao visitante, hoje, igreja católica Nossa Senhora da Assunção e seu museu de arte islâmica; e o Castelo de Silves, considerado o maior exemplo de arquitetura militar islâmica no país e o museu municipal de arqueologia foram os locais mais emblemáticos visitados.

MuseuSilver 3Silves

A visita foi encerrada com a leitura de um trecho do prefácio do livro “As Sandálias do Mestre”, do escritor islâmico, Adalberto Alves: “É meu fervente desejo, e imagino também dos milhares de leitores deste livro, que o despertar do gênio de Ibn Qasi, fortemente evocado nas páginas desta obra, permita uma nova compreensão histórica, uma nova Geografia Sagrada nas abençoadas terras de Portugal e um novo imaginário mítico no coração de cada um. E que, assim, possamos procurar a sombra luminosa de Ibn Qasi nas planícies e montanhas do Algarve e do Alentejo, e que sintamos a sua presença imaginada ou sonhada, contudo viva nas pregas do tempo, nos Castelos de Mértola, Silves. E que esta presença nos permita sentir na alma os ventos da História, que avançam sempre para o futuro, como o dedo de Deus”

 Site de Nova Acrópole Portugal: http://www.nova-acropole.pt/

marcaNA_completo-semretanguloBandeira Portugal

Silver 2Castelo-Mértola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s