No dia 06/08, o Coral Muiraquitã, composto por alunos e voluntários de Nova Acrópole Belém, participou do projeto “A música como instrumento de ação social” e realizou apresentação aos pacientes e servidores do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da ação foi inserir a música no espaço hospitalar, proporcionando bem-estar aos pacientes, seus familiares e profissionais.
“Achei lindo. É a primeira vez que vejo o Coral Muiraquitã cantando. Dá vontade de aprender, gostei muito, fiquei fascinada! Uma ação dessa é importante porque melhora nossa tristeza que existe por vários problemas que passamos, pois a música traz vida, saúde e alegria”, disse Maria Salete Pombo, que tem 52 anos e mora no município de Gurupá, oeste paraense. A paciente aguardava na ala A do Bettina
O regente do Coral Muiraquitã, Dion Santos, destaca que é a primeira vez que o grupo se apresenta em um hospital. O repertório apresentado continha canções do maestro Waldemar Henrique e outras músicas paraenses, como o “Xote Bragantino”, de autoria anônima, descoberta em pesquisas feitas por Adelermo Matos, e “Falando de Amor”, peça do universo da Música Popular Brasileira.
O regente do coral afirma, ainda, que a música ajuda a resgatar valores humanos. “A música por si só já modifica um ambiente e no hospital tira alguns momentos de dores e descontrai o tempo de espera dos pacientes. Com ela (música), podemos também embelezar o ambiente, apresentar coisas mais divinas, que edificam o homem e resgatam valores humanos”, ressalta Santos.
Fotos: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS/UFPA
Confira matéria no portal da UFPA: www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10630
Conheça a Nova Acrópole Belém
Facebook: www.facebook.com/AcropoleBelem
Site oficial: http://acropole.org.br/brasil/sedes/belem.html