Exposição em shopping homenageia o filósofo Pitágoras – Criciúma / SC

unnamed (14)
A Organização Nova Acrópole de Criciúma promoveu no mês de outubro, entre os dias 17 e 29, a Exposição Pitágoras. A mostra esteve no Shopping Della, no centro de Criciúma, e atraiu público de diferentes idades.
unnamed (12)
Uma homenagem a este grande filósofo chamado Pitágoras, consagrado atualmente pelo aporte que deu à matemática, também fora reconhecido na sua época pelos variados conhecimentos que detinha nas áreas da astronomia, geometria, física, música e biologia, dentre outras.
Porém, foi como ele mesmo se intitulou: “Filósofo”, que quer dizer “buscador da Sabedoria”, que obteve a sua máxima expressão. Fundou a Escola de Filosofia em Crotona, e obteve tal sucesso nessa atividade que muitos a consideram como a primeira universidade do Ocidente. Buscava não somente o conhecimento teórico, mas a utilidade de tudo o que pesquisava para a melhoria constante de si mesmo e da sociedade à qual fazia parte.
O destacado desenvolvimento de códigos éticos e morais fizeram com que em muitas cidades da região de Crotona se exigisse a passagem pela Escola de Pitágoras como pré-requisito para se assumir qualquer cargo público. Dentre eles, o Princípio da Ciência, que é a busca da Verdade. Foi através deste princípio que Pitágoras compreendeu a Leis e a força que as ordena. Desta forma, segundo o filósofo, é que podemos encontrar a harmonia entre a Alma e o Universo. Também falava de uma Ordem Sagrada que está por trás de todas as coisas e a Sabedoria é reencontrar esta Ordem da justiça cósmica.
Outro conhecimento pitagórico é a Teoria dos Números, a Geometria e a Proporção áurea. Também possui saberes sobre Arquitetura, contribuição que repercurte até os dias de hoje.
Como não deixou nenhum escrito, foi um discípulo de Platão chamado Xenócrates quem compilou alguns destes ensinamentos. Vitruvio Polión, arquiteto de Júlio César, deixou 10 tomos sobre arquitetura pitagórica. Também outros filósofos contribuíram nos escritos: Amônio Saccas, Porfírio, Plotino, Jâmblico e Proclo.
unnamed (13)
Ressalta-se ainda a influência de Pitágoras na Música através de sua obra “Harmonia das Esferas”. Outra preponderância é a respeito do Direito, no qual para ele a justiça produz harmonia e a injustiça produz discórdia. Deixou também estudos sobre Medicina e principalmente Astronomia, onde seus princípios anteciparam em mais de 2 mil anos os mesmos princípios compreendidos por Galileu Galilei.
Como podemos ver, Pitágoras gerou e gera até hoje destacadas influências em diversas áreas do conhecimento. E foi nesse viés que, através da exposição, o público presente pôde conhecer um pouco mais sobre o legado pitagórico.
unnamed (15)
Conheça a Nova Acrópole Criciúma: www.nova-acropole.org.br/sedes/criciuma
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s