Começam as celebrações do Dia Mundial da Filosofia

Programação da foi aberta dia 11 de novembro em evento realizado pela Nova Acrópole no Brasil com a parceria da UNESCO, no Museu Nacional em Brasília

As comemorações do Dia Mundial da Filosofia, data celebrada pela Nova Acrópole em parcera com a Unesco, tiveram início com um grande evento realizado no último sábado, dia 11 de novembro, no Museu Nacional, em Brasília. O evento abordou o tema “Trabalho como ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade” e recebeu cerca de 1.800 pessoas ao longo do dia.

A programação começou com a apresentação da Orquestra Infantil Crianças para o Bem, na qual as crianças puderam mostrar o valor da filosofia e da música como ferramentas de transformação dentro do projeto social realizado por Nova Acrópole.

Além de música, o evento contou com palestra da Profa. Lucia Helena Galvão sobre voluntariado. Lúcia abordou o voluntariado como uma forma de dar sentido ao trabalho e falou sobre a importância de trabalhar nas causas da problemática humana que são fundamentalmente as ideias.

A palestra magna “Trabalho como ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade” foi ministrada pelo Prof. Luis Carlos Marques Fonseca, Diretor de Nova Acrópole no Brasil. Na oportunidade, Luis Carlos mostrou como trabalho pode ser uma ferramenta de geração de vida e realização e argumentou que por trás do trabalho devem ser trabalhadas as motivações humanas.

O evento trouxe ainda um painel com a participação de professores de Nova Acrópole; Fábio Eon, coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco Brasil; Antonio Valdir Oliveira Filho, secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal; Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF e da Profa. Tania Cristina Alves de Siqueira, do Uniceub.

O representante da Unesco, Fábio Eon, falou sobre como a guerra é combatida nas mentes das pessoas e que a agenda da ONU para o trabalho trata de trabalho decente e está focada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número oito. A importância do empreendedorismo e da criatividade para gerar mais empregos e trabalhos que tragam um grau maior de realização humana foram abordados pelos painelistas Adelmir Santana e Antonio Valdir. Já a profa. Tania lembrou como ainda é forte a visão do trabalho associada a sofrimento e de como o trabalho ajuda a moldar a identidade do indivíduo.

No evento, foram anunciados também os vencedores da segunda edição do concurso de fotografias “O Olhar do Pensador” que podem ser acessados em www.diamundialdafilosofia.com.br e lançado o curso sobre voluntariado que iniciará em Brasília, no dia 24 de fevereiro. Mais de 150 voluntários ajudaram na realização do Dia Mundial da Filosofia em Brasília, mostrando o valor da mobilização em torno de ideias que são capazes de inspirar mudanças na sociedade.

As celebrações continuam nos dias 15 e 18 de novembro em diversas cidades do Brasil. Acompanhe a nossa programação em www.diamundialdafilosofia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s